Projeto Pedagógico

 

Acreditamos numa Educação para a diversidade em contexto de Creche. A escuta das crianças e das famílias é uma das estratégias centrais para o desenvolvimento de atividades e projetos.

Reconhecemos, igualmente, uma enorme competência (para explorar, criar, comunicar e descobrir) aos bebés e às crianças pequenas, assumindo o seu direito à escuta e à participação efetiva.

Educação para a Autonomia

A autonomia é a capacidade de se conduzir e de tomar decisões por si próprio, levando em conta regras, valores, a perspetiva pessoal, bem como a perspetiva do outro. Mais do que autocuidado - saber vestir-se, alimentar-se, escovar os dentes ou calçar os sapatos, ter autonomia significa ter vontade própria e ser competente para atuar no mundo em que vive. É na creche que a criança conquista as suas primeiras aprendizagens - adquire a linguagem, aprende a andar, forma o pensamento simbólico e torna-se um ser sociável.

A educação para a autonomia é realizada de uma forma gradual. Assegurando que o adulto se sinta bem nesse processo de alargamento da livre iniciativa e autonomia da criança. 

“ A independência das crianças e do grupo passa também por uma apropriação do espaço e do tempo que constitui a base de uma progressiva autonomia, em que vai aprendendo a escolher, a preferir, a tomar decisões e a encontrar critérios e razões para as suas escolhas e decisões.”

In Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar