Música

 
 

Expressão Musical para bebés e crianças pequenas

É na primeira infância que se aprende mais e melhor.

Está provado que os primeiros anos de vida são cruciais para o desenvolvimento intelectual e afetivo do ser humano. Isto aplica-se também à aprendizagem musical.

Segundo Edwin Gordon (conceituado investigador norte-americano na área da pedagogia musical), o elevado potencial para a aprendizagem musical que qualquer criança dispõe à nascença, decresce se não houver uma estimulação adequada.

Assim, é fundamental que muito precocemente seja oferecido à criança estímulos musicais ricos e diversificados, proporcionando-lhe um percurso de aprendizagem semelhante ao da aquisição da língua materna, bem como garantir a qualidade da orientação musical que é oferecida.

Cantar, embalar,  brincar e dançar são formas primárias  de comunicação que simultaneamente incentivam a aquisição da língua materna e o desenvolvimento da competência musical.

Todos os estudos são unânimes em considerarem a música fundamental no desenvolvimento global das crianças. Igualmente importante e indiscutível é o prazer que as boas experiências musicais lhes proporcionam.

Objetivos de uma aprendizagem musical:

  • ·   Facultar à criança uma forma de expressão, consigo própria e com os que a rodeiam;
  • ·   Vivenciar situações humanamente muito gratificantes (o prazer de fazer música com os outros);
  • ·   Beneficiar da riqueza intrínseca que a experiência musical contém em si mesma;
  • ·   Criar condições para que a criança venha a compreender a Música e seja capaz de comunicar as suas próprias     ideias musicais expressando-se de forma autónoma e independente;
  • ·   Criar condições para que a criança a aprenda Música como aprende a língua materna.

Docente: Fernanda Matias

 
HORÁRIO
Sala Amarela Sala Laranja Sala Rosa Sala Azul
5ª feira às 9h30 5ª feira às 10h00 3ª feira às10h30 5ª feira às 10h30